O Império
O Império – As teias que o Império teceu
61
Três dias depois do funeral do Januário, a Milay, para o contentamento de toda a família, ajudando, também, a dissipar parte da tristeza causada pela morte do Januário, deu à luz a Eliane
Todos ficaram muito contentes com a chegada da Eliane, os pais, os avós e restante família. Mas, o desaparecimento do Januário continuaria, por muito tempo, a fazer com que a família não superasse a tristeza provocada pela falta do seu mais destacado elemento que, sempre, se preocupou com os escravos, fazendo com que fosse um grande humanista
Com a chegada da Eliane, também a Miquelina e o Ezequiel delegaram os seus compromissos, com a cooperativa, nos filhos, o Zacarias e a Milay, para se puderem dicar à neta, queriam aproveitar todo o tempo que fosse possível, para verem crescer a Eliane
O grande sonho da Rosinha, do Ezequiel e da Miquelina era que as netas aprendessem a ler. Mas não conseguiam prever quando abriria a primeira escola em Angola
De 1575 a 1759, o que interessava era desconstruir a cultura nativa por meio da doutrina cristã, que começava a ser ensinada na catequese, num sentido de missão civilizadora
Esta missão foi confiada, inicialmente, aos “ Religiosos da Companhia de Jesus”, através de uma provisão régia do Príncipe D. Pedro, em nome do rei D. João VI, depois aos capuchinhos italianos e posteriormente a outras missões católicas (Neto M.B., 2005)
O princípio fundamental da doutrina católica em África, enquanto parceiro do Estado português autorizado para levar avante a tarefa de civilizar os nativos, era o de converter os nativos à fé cristã e não de educá-los e formá-los no sentido restrito das palavras
Segundo Neto (2010, a primeira escola fundada pelos jesuítas data de 1491 e obedecia ao plano de estudos de português. Seguiram-se as escolas-capelas, onde era ensinada a envangelização, fé e dogma
Estes princípios eram materializados por meio de um aparelho ideológico e teológico sustentado pela coroa portuguesa que, em última análise, patrocinava e ditava a filosofia de atuação
Só com a reforma do ensino, feita por Marquês de Pombal, é que os que queriam aprender a ler e escrever, terão tido essa oportunidade
O Roberto, irmão da Leopoldina, não quis ir trabalhar para a cooperativa, não queria saber do trabalho no campo, ambicionava saber ler, ser político, estudar em Coimbra: tudo menos ficar confinado ao campo e a Angola
Travou conhecimento com uma das seis filhas do Governador, apaixonaram-se um pelo outro
O Governador, quando soube do namorico, quis que a filha acabasse com ele. Mas, esta disse-lhe, que gostava muito dele e que preferia morrer a perdê-lo
O Governador vivia muito triste por não ter um filho. Com seis filhas, sem candidatos, na sua opinião, com qualidades para casarem com as suas filhas, prometeu-lhe pensar no assunto, e em breve dar-lhe-ia uma resposta.
Continua